O presente texto foi sendo elaborado e desenvolvido ao longo de diversas décadas, sendo a consequência da actividade do seu autor como identificador, perito e avaliador de obras de arte no Mercado de Arte português, desde 1984, e da sua actividade de professor convidado em diversas instituições do Ensino Superior, desde 1990. Nele, desenvolve uma metodologia própria, uma ferramenta opera- tiva específica, que permite, de forma aprofundada, investigar, estudar e transmitir o conhecimento sobre qualquer temática relacionada com a Arte e as obras de arte.
Tal metodologia de Identificação de Obras de Arte pretende conhecer as obras de arte através da abordagem e análise detalha- da e minuciosa das suas diversas características identificativas – as características que todas as obras de arte possuem e que permitem identificá-las e conhecê-las com profundidade.
Essa metodologia constitui os alicerces para a Peritagem de Obras de Arte, base imprescindível para a Avaliação de Obras de Arte, outros dois temas centrais desta obra, onde se caracterizam estas duas actividades, se abordam e detalham os seus diversos aspectos e problemáticas, e se realça a sua incontornável importância para o conhecimento das obras de arte e para o salutar funcionamento do Mercado de Arte.
Para melhor situar o leitor, estas três actividades – a identificação, a peritagem e a avaliação de obras de arte –, bem como os seus respectivos especialistas, são enquadrados dentro do Mercado de Arte, só possível com a sua caracterização e análise, fazendo-se realçar a sua posição central e incontornável no funcionamento deste. Finalmente, juntaram-se a estas matérias dois capítulos finais sobre Boas Práticas de Mercado de Arte e sobre Heranças e Partilhas, numa espécie de aconselhamento de como realizá-las eficazmente e sem correr riscos.