Este livro intitulado Desenho – História e Ensino resulta do Encontro Internacional sobre Desenho em Portugal na época Moderna, realizado no âmbito da linha de investigação Estudos de Arte e Património do Centro de Estudo em Belas-Artes e proposto pela área disciplinar do Desenho como aula-extra do Curso do Doutoramento em Belas-Artes.
O primeiro capítulo é dedicado à figura titular da Arte Moderna Portuguesa: Francisco de Holanda e o Desenho como ferramenta da criação e ensino das artes, texto de Fernando António Baptista Pereira, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. Em seguida marca presença o investigador Pietro Roccasecca da Academia de Belas Artes de Roma: A pedagogia do Desenho na Academia do Desenho de S. Lucas, 1593-1635, num estudo sobre a Academia que receberá muitos artistas portugueses. Vítor Serrão, da Faculdade de Letras, Instituto de História de Arte, apresenta o texto sobre o pintor maneirista influenciado pela arte romana: Campelo em Roma: A Bella Maniera e o primado do Disegno. Numa perspectiva mais alargada temporalmente, Luisa Arruda, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa reflete sobre o papel de Roma como modelo no texto: Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal. Docente e investigador da mesma Faculdade, Vítor dos Reis reflete sobre um desenho barroco: O regresso de um cometa. A redescoberta de um estudo para o tecto da Igreja dos Mártires de Francisco Vieira Lusitano. Francisco de Almeida Dias, do Instituto de Santo António em Roma, muito justamente, apresenta-nos a reflexão sobre os desenhos para a tela do altar-mor de Santo António e a circulação internacional desta imagem: Santo António de Lisboa em Roma. Giacinto Calandrucci na Chiesa dei Portoghesi. Como conclusão, Alberto Faria, investigador do CIEBA estuda um raro desenho do século XIX de artista português na Academia Romana: Uma Académia Romana na colecção da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.