Esta obra da autoria de Teresa Leonor M. Vale tem como objectivo principal efectuar uma aproximação aos embaixadores da Coroa portuguesa em Roma durante a primeira metade do século XVIII através de uma abordagem não centrada na actuação política, mas sim na sua vivência romana e na forma como tal experiência – e em concreto o contacto com a arte da cidade pontifícia daqueles anos – os marcou e, eventualmente, determinou o seu interesse pela produção artística italiana convertendo-os em adquirentes de obras de arte, que depois trouxeram, ou não, para Portugal.
Assim, ocupamo-nos das quatro figuras que ao mais alto nível representaram Portugal junto da cúria pontifícia durante o período joanino: André de Melo e Castro (1668-1753), conde das Galveias; D. Rodrigo Anes de Sá Almeida e Meneses (1676-1733), marquês de Fontes e depois marquês de Abrantes; Fr. José Maria da Fonseca Évora (1690-1752), religioso franciscano e mais tarde bispo do Porto e o comendador Manuel Pereira Sampaio (1692-1750).
As biografias que destas personalidades se apresentam não possuem qualquer pretensão de serem exaustivas – muitas serão decerto as lacunas detectáveis – pois não foi de todo esse o objectivo subjacente à sua elaboração mas sim aquele de colocar em evidência a matriz e os interesses culturais e artísticos desses homens que tiveram a oportunidade de contactar com o ambiente romano e compreender em que medida tais componentes da sua personalidade viabilizaram o interesse e criaram a predisposição para proceder à aquisição de arte italiana. Dedica-se assim especial atenção à sua acção cultural e artística e procura-se compreender como teve a mesma tradução na sua presença romana, em particular nas suas residências e nos contactos que desenvolveram com o universo artístico: agentes criadores, outros encomendadores e obras.
Destes quatro homens merece particular atenção José Maria da Fonseca Évora, em cujas aquisições de arte italiana nos centramos e a cuja colecção de arte procuramos efectuar uma aproximação, recorrendo à análise das (escassas) sobrevivências dessa colecção, bem como às fontes manuscritas, impressas e iconográficas disponíveis que nos foi dado localizar.